segunda-feira, 14 de março de 2022

Uma tulipa

... uma das minhas flores favoritas, no dia dos Namorados.

A pretexto da comemoração dos 40 anos da Escola de Economia e Gestão (UMinho): para fechar a referência à data (2)

"[...]

A Escola de Economia e Gestão era então apenas um projeto, em todo o caso, partilhado com razoável entusiasmo por muitos de nós.

A fase imediatamente seguinte de materialização desse projeto foi vivida no Edifício da Rua do Castelo, tendo-se constituído num momento particularmente rico em matéria de convívio, tirando proveito da existência logo ao lado de alguns cafés e restaurantes, onde, a meio da tarde, era possível trocar ideias entre um prato de rissóis e algumas cervejas. Tínhamos o futuro pela frente. Sonhar era possível."

J. Cadima Ribeiro

(recuperação de excerto das palavras produzidos no contexto da comemoração dos 30 anos da EEG)

domingo, 13 de março de 2022

Dia de aniversário

Obrigada pelo convite que me fizeste no dia dos meus anos. Foi um dia intenso.

A pretexto da comemoração dos 40 anos da Escola de Economia e Gestão (UMinho): para fechar a referência à data (1)

"Cheguei a Braga a meio de Dezembro de 1982 para iniciar funções docentes pouco depois, em Janeiro de 1983. A entidade funcional em que fui integrado chamava-se UCP (Unidade Científico-Pedagógica) - Economia e Gestão.

 [...]

A UCP-Economia e Gestão era então (Janeiro de 1983), no total, qualquer coisa como 29 docentes e 2 funcionários, todos instalados no último piso de um prédio situado na rua D. Pedro V, construído para servir de habitação. Como local de trabalho, a uns calhou a sala de estar ou os quartos, a outras a cozinha.

Soube algum tempo depois que, até pouco antes, as ditas instalações tinham sidas partilhadas com colegas das Ciências Sociais. Cheguei mesmo a cruzar-me aí com um (Aníbal Alves – Comunicação Social) que, estando no estrangeiro a preparar doutoramento quando a “cisão” se deu, aproveitou uma visita que fez a Portugal mais tarde para recolher livros e outro material que deixara no espaço que usava para trabalhar. Desse processo de emancipação da Economia e Gestão das Ciências Sociais não me chegou mais do que isso." 


J. Cadima Ribeiro 

(recuperação de excerto das palavras produzidos no contexto da comemoração dos 30 anos da EEG)

sábado, 12 de março de 2022

A pretexto da comemoração dos 40 anos da Escola de Economia e Gestão (UMinho): testemunho (2)

 

Que perspetivas para o Futuro?

Quero acreditar que a EEG consiga manter a posição cimeira que alcançou em Portugal nos domínios do Ensino, da Investigação e da Extensão Universitária. O passo seguinte será o de melhorar o seu posicionamento à escala Europeia, o que será realizável se se conseguirem reduzir as tensões internas que voltaram a ganhar expressão pública nos últimos anos. As opções mais ousadas são também as que geram maior resistência.

J. Cadima Ribeiro

Ponte de Lima: vivências das manhãs de domingo (Praça Luís de Camões)

 


sexta-feira, 11 de março de 2022

A pretexto da comemoração dos 40 anos da Escola de Economia e Gestão (UMinho): testemunho (1)

O que foi marcante para o Professor Cadima na Escola de Economia e Gestão nestes 40 anos?

Em razão do momento em que ingressei na Universidade do Minho, a Escola de Economia e Gestão foi o grande projeto da minha vida. Nesses anos iniciais, a EEG foi algo construído, em grande medida, por muitos de nós, onde pusemos muito mais do que aquilo que decorria do nosso compromisso profissional.

As lutas mais duras que enfrentei foram, provavelmente, a imputação da gestão dos cursos às Escolas, a criação de unidades de investigação propriamente ditas, entre as quais o NIPE, e a reestruturação departamental que levou aos 3 Departamentos atualmente existentes. Não foi fácil porque os principais opositores estiveram na EEG.

J. Cadima Ribeiro

sábado, 5 de março de 2022

Ponte de Lima: celebração dos 897 anos de atribuição do foral

"Ponte de Lima celebrou, na passada quinta-feira, 897 anos. Foi a 04 de março do ano de 1125 que a rainha D. Teresa atribuiu o foral e fez Vila o Lugar de Ponte”.